terça-feira, 15 de abril de 2014

O despertar da Pedra Branca

Nosso parceiro Glauco Gonçalves, já conhecido pelos seus boulders verticais de "agarrência", nos enviou informações sobre suas investidas neste ano com Juliano Pedra Chata e André "Yoda" na Pedra Branca, um belo monolito localizado em Paraisópolis/MG. Uma ótima opção para quem curte, por exemplo, as escaladas médias da Ana Chata no complexo do Baú.


Apesar do assunto não ser boulder, divulgamos por aqui este belo exemplo de desenvolvimento consciente de um point onde, na verdade, existem blocos interessantes por ali também! Segue a apresentação:

"A Pedra Branca é um belo morro testemunho de granitão localizado no município de Paraisópolis, em Minas Gerais. A primeira via de escalada, intitulada “Normal” foi conquistada nos idos de 1984 por Walter A. Baere, Doni Lima e Mario C. Padovan. Depois de treze anos, 1997 recebeu uma nova e ousada conquista, a via “Quebra Cabeça” de Aldirn Lima, Ricardo Miele, Carlos Augusto Lorenzo e João Bosco Vilela.

Desde de então a Pedra Branca permanecia quieta, adormecida, esperando por novas repetições, ansiando por novas conquistas. Neste ano uma turminha realizou novas incursões por lá, e destas idas surgiram novas três linhas, no melhor estilo escalada de aventura, no local. 


As vias que conquistadas em 2014, em geral são fáceis e com proteção regular (grande maioria em E2, com poucas excessões de E3). Todas elas (conquistadas em 2014) tem paradas de 30 em 30 metros, facilitando bastante quem quiser abandona-lás, em qualquer uma das paradas (com cordas acima de 60 metros, é claro!).

Oferecemos aqui um modesto guia de escalada na Pedra Branca, com croquis das conquistas feitas neste ano de 2014. Tentaremos, em breve, fazer os croquis das vias das antigas (“Normal” e “Quebra Cabeça”).

Lembramos com veemência a necessidade de respeitar e ser cordial com os proprietários locais!
Sua segurança é inteiramente de sua responsabilidade e de seu parceiro.
Esperamos que vocês se divirtam por lá!
Boas escalagens!!


Glauco Gonçalves"

*crédito das imagens: André Hideto, Glauco Gonçalves e Elisa Rosa           

Guia de escaladas da Pedra Branca